Tinta Impermeabilizante: Sua Bússola para Navegar e Escolher a Melhor Opção

Ao terminar a construção de uma parede ou telhado, é necessário impermeabilizar as superfícies, a fim de evitar a passagem de água.

Isto é fundamental para garantir o conforto interior, pois evitará a formação de bolores, odores e manchas de humidade.

Uma boa opção é a lata Jovira Fachadas. Esta tinta impermeabilizante tem uma fórmula que a torna repelente à água e anti-rachaduras.

Outro produto que pode interessar-lhe é Tecno Prodist Imper Antigoteras, uma lata de tinta impermeabilizante elástica, com uma fórmula especial para utilização em terraços.

Guia de Seleção: Achando a Tinta Impermeabilizante Ideal para Você

Se não sabe muito sobre bricolage e gostaria de poder escolher uma boa tinta de revestimento, aqui está um guia útil para comprar a melhor tinta de impermeabilização.

Aqui pode aprender mais sobre o assunto, bem como escolher o mais adequado para a sua casa.

Quantidade de tinta de impermeabilização

Provavelmente, um dos aspectos mais importantes quando se olha para o custo da tinta de impermeabilização é a quantidade de tinta na lata.

Muitas vezes, este material é utilizado para cobrir grandes áreas, pelo que é necessário ter a quantidade certa à mão para não deixar o trabalho a meio.

Felizmente, é possível encontrar latas de tinta para impermeabilização em vários tamanhos.

Normalmente, são indicadas em quilos ou litros, variando apenas o formato, já que 1 litro equivale a 1 quilograma e vice-versa, para que não se confunda na hora de escolher o tamanho mais adequado.

Antes de decidir a quantidade de tinta impermeabilizante que vai comprar, aconselhamos também a tirar as medidas da superfície que pretende cobrir, quer se trate de paredes, tectos ou pavimentos.

É importante ter as medidas à mão, para que possa comprar a quantidade certa de tinta impermeabilizante.

Cor do produto

Em qualquer comparação de tintas de impermeabilização, nota-se normalmente que a cor tem um efeito decisivo na compra de muitos utilizadores.

Tal como as tintas normais, as tintas de impermeabilização também estão disponíveis em diferentes cores.

Isto depende essencialmente da marca e do fabricante, mas se preferir manter a harmonia e a combinação de cores na sua casa, pode facilmente encontrar tintas para borracha em diferentes cores e até transparentes.

Estas últimas são ideais no caso de não conseguir encontrar a tonalidade exacta.

Algumas das cores mais populares para este tipo de tinta são o branco, o cinzento e o vermelho, uma vez que, geralmente, as fachadas com tons neutros e os telhados de telha podem ser perfeitamente combinados com o vermelho.

No entanto, é importante notar que existem cada vez mais opções de cores para comprar uma tinta impermeabilizante, bem como um acabamento transparente disponível, se não quiser afetar a estética.

Superfícies compatíveis

Se quer encontrar uma tinta impermeabilizante que seja boa e económica, bem como fácil de usar, deve verificar o nível de compatibilidade que esta tem com a superfície onde a quer aplicar, considerando primeiro o tipo de material.

Como este tipo de tintas é utilizado para revestimentos, é muito fácil encontrar opções compatíveis com betão, cimento, tijolo, alumínio, zinco, azulejos, aço e muitos outros materiais.

No entanto, para evitar problemas durante a aplicação ou a espera pela secagem, aconselhamos vivamente que verifique se a tinta é 100% compatível com o material de que é feita a sua parede, teto ou chão.

Apresentação e manuseamento

As latas de tinta para impermeabilização são muito semelhantes a qualquer outra tinta, mas para poder manuseá-la de forma ergonómica, convém ter em conta alguns pormenores sobre a sua apresentação, especialmente a tampa.

É provável que algumas tampas de latas sejam realmente incómodas de abrir, mas isso deve-se aos selos que incluem para evitar que a tinta entre em contacto com o ar, o que a pode deteriorar. É necessário verificar se esta parte isola corretamente a lata.

Além disso, o recipiente deve ter uma pega que lhe permita transportá-lo confortavelmente.

Isto é importante porque terá de o mover de um lado para o outro enquanto pinta, de modo a cobrir toda a superfície.

Por outro lado, não se esqueça de que praticamente todas as tintas impermeabilizantes precisam de ser diluídas para a primeira demão.

No entanto, alguns produtos podem ter um desempenho melhor do que outros, uma vez que oferecem um elevado nível de solubilidade, sem perder as suas propriedades.

Estes tipos de tintas de impermeabilização são mais económicos a longo prazo, uma vez que necessitará de menos produto puro para poder pintar, conseguindo o máximo rendimento possível para a quantidade de tinta a utilizar.

Finalmente, temos as propostas como spray impermeabilizante, que vêm prontas a usar e são adequadas para usos específicos.

Perguntas frequentes

Se não sabe muito sobre bricolage e gostaria de poder escolher uma boa tinta de revestimento, aqui está um guia útil para comprar a melhor tinta de impermeabilização.

Aqui pode aprender mais sobre o assunto, bem como escolher o mais adequado para a sua casa.

Como é que aplico a tinta de impermeabilização?

Antes de aplicar a tinta de impermeabilização, deve primeiro preparar a superfície, limpando-a corretamente.

Se possível, utilize água combinada com ácido clorídrico para abrir os poros do material e espere que este seque completamente antes de pintar. Não se esqueça também de aspirar o pó.

Para a pintura propriamente dita, a tinta impermeabilizante é aplicada da forma habitual, ou seja, com um rolo.

No entanto, pode também utilizar uma pistola de pintura, se quiser cobrir espaços muito grandes, e um pincel para as arestas e cantos.

É aconselhável aplicar cerca de 2 a 3 demãos, consoante o tipo de tinta impermeabilizante, deixando a tinta secar entre demãos.

Como é que retiro a tinta impermeabilizante da roupa?

Se tiver manchado uma peça de roupa com tinta impermeabilizante, o mais importante é atuar rapidamente, uma vez que, depois de secar, as partículas aderem ao tecido e são muito mais difíceis de remover do que a tinta normal à base de água.

Pegue numa faca não afiada e passe-a sobre a mancha de tinta para remover o máximo que conseguir, antes de tentar o segundo passo.

Em seguida, aplique um pouco de diluente num pano limpo e esfregue a área em movimentos circulares.

Isso deve soltar a tinta, permitindo que ela seja removida com o mesmo pano.

Se não sair, pode aplicar glicerina diretamente na mancha de tinta e deixá-la repousar durante a noite.

Isto dissolverá as partículas de tinta, pelo que poderá removê-las no dia seguinte.

Como é que diluo a tinta de impermeabilização?

Geralmente, a tinta impermeabilizante deve ser diluída com água no formato de 25% a 30% de água, dependendo da quantidade de tinta.

No entanto, isto é recomendado para a aplicação da primeira demão.

A segunda e terceira demãos devem ser aplicadas com tinta impermeabilizante não diluída para obter melhores resultados e um trabalho mais eficaz.

Como é que se remove a tinta de impermeabilização de um terraço?

Para remover a tinta de impermeabilização do seu terraço, tem 2 alternativas: química e jato de areia.

Para a solução química, deve ter à mão um frasco de removedor de epóxi, que deve aplicar numa camada espessa sobre a superfície e deixar repousar durante 2 a 8 horas, consoante o tipo de removedor.

Verifique o estado do terraço de vez em quando, até ver que a tinta impermeabilizante está a descolar.

Agora, com a ajuda de uma máquina de lavar de pressão, utilize a pressão máxima da água para remover facilmente a camada de removedor, juntamente com a tinta de impermeabilização.

Se tiver uma pistola de jato de areia, pode saltar a etapa química e aplicar diretamente o jato de areia no terraço para remover a tinta de impermeabilização.

Pode colocá-la a uma altura de 60 centímetros e deslocar-se de uma ponta à outra para cobrir toda a superfície.

Desta forma, a força de pressão será capaz de remover a tinta, permitindo-lhe preparar o espaço para fazer o trabalho que precisa de fazer.