Parafusos: Firmes e Resistentes para Todos os Projetos

Entre os acessórios de fixação metálica, os parafusos ocupam um lugar muito importante, não só na indústria mas também nas nossas casas, pois têm uma forma cilíndrica com rosca, para poderem introduzi-los em metais, plásticos, madeira e outros materiais, no entanto, cada um é adequado para diferentes trabalhos, por esta razão, fizemos uma seleção de alguns dos produtos mais destacados.

O modelo INDEX Fixing Systems AFZN144819 inclui 250 parafusos com ponta de broca, revestidos de zinco para maior durabilidade. Por outro lado, o INDEX Fixing Systems BCPZ4214 contém 500 parafusos de aço de cabeça plana de 4,2 mm x 14 mm.

Guia de Compra: Como Escolher o Parafuso ideal

O parafuso é um elemento essencial na fixação de móveis às paredes, mas também tem múltiplas outras utilizações tanto em casa como em oficinas, pois dependendo da sua estrutura e material, pode ser utilizado para fixar plástico, metais, betão, entre outros. No entanto, pode ser difícil escolher entre a grande variedade de modelos que existem atualmente, por isso criámos este pequeno guia para comprar o melhor parafuso, para que tenha acesso às informações mais importantes sobre este dispositivo de fixação.

Haste

Antes de mais, é importante ter em conta o trabalho que vamos realizar, especialmente para escolher as dimensões correctas da haste, ou seja, o diâmetro e o comprimento do corpo do parafuso, uma vez que este será introduzido no material e, em alguns casos, pode afetar negativamente a sua estrutura.

Ao comparar parafusos, é comum ver a letra M entre as medidas da haste, que corresponde ao diâmetro externo nominal da rosca, por outras palavras, a nomenclatura M4 significa que o parafuso tem um diâmetro de 4 mm, razão pela qual deve definir primeiro a largura dos orifícios ou tampões e o tipo de material que vai utilizar. Por exemplo, se tiver uma peça de madeira fina, não é aconselhável uma haste muito grossa, pois pode rachá-la.

Existem parafusos auto-roscantes, que têm uma rosca especialmente concebida para perfurar o material à medida que se pressiona em torno do seu próprio eixo. Estes parafusos podem criar uma rosca na madeira à medida que entram, pelo que não é necessário utilizar um berbequim previamente para abrir um buraco. Em contrapartida, os parafusos conhecidos como parafusos para chapas metálicas requerem a abertura de um furo antes de serem introduzidos, embora também possam criar a sua própria rosca no material aquando da instalação.

Alguns dos parafusos mais populares atualmente são os que têm uma broca na ponta da haste, o que permite perfurar e apertar num único movimento com a aparafusadora eléctrica.

Cabeça

Pode estar a perguntar-se quanto custa um parafuso, mas antes de verificar os preços é importante definir qual o tipo de cabeça mais adequado para o projeto que vai realizar. As mais comuns são a plana, a hexagonal e a escareada, pois servem para muitas aplicações em casa, embora também existam parafusos chamados parafusos de ajuste, que não têm cabeça.

A cabeça plana é muito útil quando é necessário que a superfície do material não seja afetada pelas saliências deixadas por outros parafusos. Neste caso, a cabeça pode ficar quase ao mesmo nível da madeira, obtendo-se assim um acabamento mais limpo e profissional. No entanto, este tipo de cabeça não fica embutido no material.

Os parafusos com cabeça sextavada são normalmente mais robustos, pelo que podem ser utilizados para fixar as bases de objectos pesados, por exemplo, se quiser fixar um esquentador elétrico à parede. Também podem ser aparafusados com uma chave plana, o que permite um maior nível de aperto.

A cabeça escareada pode ser completamente escondida no material, razão pela qual é adequada para trabalhos em madeira, seja em carpintaria ou artesanato doméstico. Os parafusos sem cabeça podem ser adequados para a fixação de duas partes da mesma peça, sem o risco de movimento, uma vez que estes parafusos são internos e normalmente é necessária uma chave Allen para os retirar.

Pegada

A reentrância na cabeça do parafuso é a ranhura que permite inseri-lo ou retirá-lo da peça com uma ferramenta manual ou eléctrica. Um dos mais comuns é o recesso Phillips ou em cruz, que permite um aparafusamento centrado e é utilizado em diferentes sectores industriais e para reparações domésticas.

Por outro lado, a broca torx em forma de estrela permite um maior acoplamento das peças para uma fixação óptima. Algo semelhante acontece com a chave allen, que tem uma forma hexagonal e permite a utilização de chaves em forma de L, que permitem um binário de aperto mais elevado sem danificar a ponta do parafuso.

Mesmo que pretenda um parafuso barato, recomendamos que tenha em conta estas características fundamentais, pois é a chave para o sucesso do seu investimento. Também é importante o material de fabrico, que deve ser de aço inoxidável para resistir à corrosão e à oxidação. Alguns parafusos têm mesmo um revestimento de zinco para uma vida útil mais longa.

Perguntas frequentes

O parafuso é um elemento essencial na fixação de móveis às paredes, mas também tem múltiplas outras utilizações tanto em casa como em oficinas, pois dependendo da sua estrutura e material, pode ser utilizado para fixar plástico, metais, betão, entre outros. No entanto, pode ser difícil escolher entre a grande variedade de modelos que existem atualmente, por isso criámos este pequeno guia para comprar o melhor parafuso, para que tenha acesso às informações mais importantes sobre este dispositivo de fixação.

Como remover um parafuso antigo?

Por vezes, pensamos que não há solução para um parafuso velho, ou seja, um parafuso que perdeu a sua marca após tantas tentativas, seja porque era um parafuso de má qualidade ou porque não utilizámos as ferramentas corretamente. Existem várias alternativas para o retirar, uma delas é com uma fita elástica, pois esta dá-nos um pequeno apoio nas zonas onde o metal está isolado, basta colocar a fita sobre a broca e puxá-la antes de aplicar força no parafuso. Agora, se a cabeça do parafuso sobressair um pouco, pode apertá-la com o mandril do berbequim elétrico, apertar e puxar o dispositivo para retirar o parafuso.

Como é que desaperto um parafuso enferrujado?

Quando um parafuso enferruja, normalmente fica preso na peça e a impossibilidade de o retirar com uma chave de fendas pode causar muito stress. No entanto, existem substâncias que podem ajudar a remover e dissolver a ferrugem acumulada, soltando o parafuso e permitindo a sua remoção. Uma delas é o refrigerante de cola, pois este tem uma pequena quantidade de ácido fosfórico que, juntamente com a água e o dióxido de carbono, pode diluir a ferrugem, embora seja necessário deixá-lo atuar durante cerca de 12 horas, o que também pode ser conseguido com vinagre alimentar e até mesmo misturando sal e sumo de limão.

Como utilizar um parafuso?

O parafuso é um dos elementos de fixação mais fáceis de utilizar, pois é constituído por uma cabeça com uma haste e uma ponta. A primeira coisa a fazer é certificar-se de que o parafuso é compatível com os materiais que pretende perfurar e encaixar. Nalguns casos, será necessário fazer primeiro um furo, utilizando uma broca ligeiramente mais fina do que o parafuso, para que este fique bem apertado quando o aparafusar. Os parafusos auto-perfurantes, por outro lado, podem perfurar a madeira e criar a sua própria rosca enquanto são aparafusados, sem necessidade de utilizar uma broca primeiro. Para instalar suportes em paredes e tectos, normalmente também precisa de buchas de plástico compatíveis com os parafusos.

Como posso saber o binário de aperto de um parafuso?

Se quiser que o seu parafuso tenha o encaixe perfeito, tem de conhecer o seu binário. Isto é particularmente importante na indústria automóvel, uma vez que as peças são frequentemente muito delicadas. Para isso, existem tabelas de referência, onde são dadas sugestões, consoante o diâmetro do parafuso e o passo, ou seja, a distância entre as cristas da rosca. Trata-se de um tema complexo mas apaixonante, pelo que o convidamos a aprofundar a sua investigação.

Como é que se retira um parafuso que gira mas não sai?

Isto depende de muitas variáveis, tais como o tipo de material em que está aparafusado, bem como o tipo de parafuso, incluindo a cabeça e o rasto da rosca. No entanto, é um problema comum um parafuso embutido em plástico rodar continuamente sem sair, especialmente se tiver sido forçado num orifício que não corresponde à rosca. Nestes casos, normalmente, a impressão e a cabeça estão intactas e, no entanto, não é possível desapertar, pelo que é necessário utilizar um fio de cobre à volta do parafuso, logo abaixo da cabeça, para que seja possível puxá-lo com alguma força ao rodá-lo no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio com uma chave de fendas.