Papel de Parede: Seu Guia Definitivo para Escolher e Comprar o Melhor

O papel de parede é uma boa alternativa à pintura na decoração de paredes, tanto em casas como em restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, mas é importante escolher um bom papel de parede que adira bem à parede, ofereça resistência à passagem do tempo e tenha uma estética agradável. É o caso do Komar Disney, uma opção atractiva para a decoração de quartos de crianças, pois tem um padrão repetido com cenas do famoso desenho animado.

Outro modelo interessante é o Ketian Vertical Stripes, que é feito de PVC de alta qualidade, pelo que pode ser limpo suavemente com um pano húmido.

Como Escolher o Papel de Parede Certo para Você

O papel de parede pode substituir a tinta tradicional na decoração da parede, mas é necessário conhecer os recursos mais importantes antes de selecionar um modelo ou outro, por esse motivo, preparamos este guia para comprar o melhor papel de parede, onde compartilhamos as informações mais relevantes sobre este produto.

Tipo de papel de parede

Ao fazer uma comparação de papéis de parede, podemos ver que existem diferentes tipos e cada um é adequado para diferentes usos, portanto, é de grande importância definir a necessidade que temos, a fim de comprar o modelo certo.

O papel de parede mais tradicional é o que tem uma base de papel simples e é o mais popular há décadas para decorar paredes. A principal vantagem deste produto é o preço, uma vez que é mais barato do que os outros. No entanto, é aconselhável contratar um profissional para a sua instalação, uma vez que requer a utilização de cola de celulose tanto na parede como no papel, pelo que o processo pode ser complicado.

Por outro lado, existe o papel de parede não tecido, o que significa que a base é composta por fibras unidas entre si, mas não tecidas, pelo que não se criam fios, proporcionando maior resistência ao suporte e, ao mesmo tempo, oferecendo uma vida útil mais longa. Uma das vantagens deste papel é o facto de poder ser instalado por qualquer entusiasta da bricolage, uma vez que é mais fácil de montar. Além disso, pode ser facilmente removido quando for necessário substituí-lo. Geralmente, apenas é necessário aplicar cola na parede, mas algumas pessoas preferem adicionar cola ao papel de parede como medida de reforço.

Existem também papéis de parede que têm um suporte autocolante, pelo que funcionam de forma semelhante a um autocolante, não sendo necessário colocar cola na parede ou no próprio papel de parede. Estes são muito práticos, mas também podem ser mais caros.

Acabamentos

Regra geral, os decoradores de interiores profissionais recomendam a utilização de papel de parede nas áreas da casa com pouco tráfego, isto porque quanto mais contacto, menor a durabilidade, no entanto, existem diferentes acabamentos que podem ser utilizados para uma divisão ou outra.

No mercado, encontra-se um papel de parede chamado vinílico, que, como o próprio nome indica, incorpora uma camada de vinil na superfície, pelo que tem um acabamento acetinado, o que não só tem a ver com uma estética mais brilhante, como também proporciona uma maior resistência aos impactos, à água e à luz, evitando a acumulação de humidade. É também um papel de parede fácil de limpar, o que significa que pode ser instalado em paredes de casas de banho, cozinhas, corredores movimentados e até no exterior.

Por outro lado, o papel de parede não-vinílico tem um aspeto mate, pelo que não é brilhante, mas pode oferecer um acabamento mais realista em determinados desenhos de figuras geométricas, têxteis, tijolos, entre outros. A maioria dos papéis de parede com suporte de papel tem um acabamento não-vinílico e esta é outra razão para o seu preço mais acessível, no entanto, são menos duráveis, pelo que devem ser instalados em paredes pouco usadas.

O acabamento do papel também pode dar uma ideia de quanto custa o produto, existem alguns muito originais com texturas 3D, que são feitos de espuma de polietileno, por isso são suaves ao toque mas muito resistentes, no entanto, podem ser um pouco mais caros.

Quantidade

A quantidade é uma das características mais relevantes na compra de papel de parede. Neste sentido, é necessário tirar as medidas das paredes que vão ser decoradas com o papel de parede, de forma a calcular a quantidade necessária. Também é necessário verificar a apresentação, pois alguns produtos vêm em painéis e outros em rolos.

Em Espanha, é comum encontrar rolos com 10 m de comprimento por 53 cm de largura, o que corresponde a uma norma europeia. Em teoria, isto seria suficiente para colocar papel de parede numa parede de 5 m², no entanto, é sempre melhor comprar um rolo extra de papel de parede para o caso de acontecerem erros ou acidentes e ser necessário substituir alguns metros.

No caso dos painéis de papel de parede, estes têm uma variedade de tamanhos e vêm em várias peças na mesma embalagem, pelo que é essencial calcular a quantidade necessária de acordo com a área de superfície disponível. Nesta altura, também é importante ter em conta o padrão, tanto nos painéis como nos rolos, uma vez que alguns desenhos são contínuos, pelo que é necessário fazer corresponder as figuras durante a instalação. Além disso, é aconselhável comprar todos os rolos necessários na mesma encomenda, uma vez que os fabricantes não garantem que as cores sejam idênticas em lotes futuros.

Perguntas frequentes

O papel de parede pode substituir a tinta tradicional na decoração da parede, mas é necessário conhecer os recursos mais importantes antes de selecionar um modelo ou outro, por esse motivo, preparamos este guia para comprar o melhor papel de parede, onde compartilhamos as informações mais relevantes sobre este produto.

Como é que aplico o papel de parede?

Para obter um bom acabamento, é necessário começar por limpar a parede, certificando-se de que tem o mínimo de defeitos possível, uma vez que irregularidades como buracos podem danificar o papel de parede. Depois de alisada a parede, é altura de calcular o número de rolos necessários, fazendo coincidir as entradas e saídas das folhas para evitar que as juntas fiquem à mostra.

Em seguida, pode começar a espalhar a cola de parede com um pincel e enrolar o papel de parede na direção oposta à que veio, de modo a facilitar a instalação. É aconselhável instalá-lo a partir do teto e, à medida que desce, esfregar a superfície com uma escova de um lado para o outro, de modo a evitar a acumulação de ar. Por fim, basta deixar secar durante um período de 4 a 6 horas e está pronto a usar.

Como forrar um roupeiro com papel de parede?

Em primeiro lugar, deve certificar-se de que o armário tem uma superfície lisa, pelo que é aconselhável lixá-lo antes de começar a aplicar o papel de parede, se necessário. O passo seguinte consiste em medir cuidadosamente cada lado do armário, especialmente se o quiser colocar tanto na superfície exterior como na interior. Pode então untar o armário com cola para papel de parede e começar a revestir um lado de cada vez. Quando tiver terminado um lado, deve cortar o excesso com um cortador e passar uma escova sobre a sua superfície para remover quaisquer bolhas que possam ter sido criadas. É importante repetir este procedimento com todos os lados e deixar secar durante algumas horas.

Como limpar o papel de parede?

É importante saber que não se pode limpar todos os tipos de papel de parede com artigos húmidos, uma vez que nem todos os papéis de parede são resistentes à água. Neste caso, deve obter uma esponja de borracha natural que lhe permita limpar a superfície do papel de parede sem o danificar. Depois, pode começar a esfregar a parede com a esponja seca para remover o pó, aplicando um pouco de pressão nas manchas mais difíceis. Por outro lado, os papéis de parede laváveis são muito mais fáceis de limpar, pois apenas necessitam de uma toalha seca para remover o pó, uma esponja húmida com um pouco de detergente para remover a sujidade e secar com um pano seco no final.

Como é que aplico papel de parede em papel de parede pontilhado?

Atualmente, existem pastas de alta densidade que são utilizadas para cobrir as imperfeições e as texturas do papel de parede pontilhado, pelo que podem ser uma boa opção para eliminar a aspereza. Por outro lado, se tiver muita paciência, pode molhar a parede com água quente e raspar o pontilhado com uma espátula até a parede ficar completamente lisa, no entanto, é importante referir que esta é uma tarefa que requer tempo e perseverança.

A forma mais barata e prática para os utilizadores é simplesmente comprar um papel de parede pontilhado especial, que tem uma superfície mais espessa e mais resistente do que outros papéis de parede. No entanto, só funciona em paredes com pontilhados finos e de baixa intensidade, uma vez que perde a sua eficácia em paredes com demasiado relevo.

Como é que removo o papel de parede?

Se quiser remover o papel de parede de uma parede que já tenha sido revestida com papel de parede, deve molhar a parede com água morna e raspar a superfície com uma lixa ou uma espátula até remover o papel de parede e a cola. Quando terminar, deve deixar a parede secar durante algumas horas e depois pode voltar a colocar o papel de parede da sua preferência.