Máquina de polir: Acabamento perfeito para suas superfícies

Provavelmente, em algum momento, já ficou espantado com o brilho espetacular que o chão de uma casa reflecte, dando-lhe um aspeto de palácio, e perguntou-se o que é que o seu amigo utilizou para que a casa dele ficasse com esse aspeto. A resposta é clara: o seu amigo utilizou uma máquina de polir.

Entre os modelos mais notáveis encontra-se a Hoover F38PQ com 800W de potência e uma capacidade até 4 litros. Por outro lado, se está à procura de um modelo de polidora manual, recomendamos a SPTA 0021P21 que tem 500W de potência e a possibilidade de variar a velocidade de trabalho.

Guia de Compra: Como Escolher uma Polidora

Tornar uma superfície completamente brilhante, seja o chão da sua casa ou a carroçaria do seu carro, requer a utilização de um produto especial, bem como de uma ferramenta que permita a sua aplicação de forma óptima. Para estes casos, as polidoras são as indicadas para deixar as superfícies brilhantes, no entanto, escolher a mais adequada às suas necessidades pode tornar-se complicado devido à grande variedade de modelos e alternativas que o mercado oferece.

Para o ajudar a escolher, decidimos criar um guia para comprar o melhor polidor, indicando os aspectos que deve ter em conta ao fazer uma comparação entre os modelos que mais lhe agradam.

A potência

Em qualquer comparação de polidores, um dos principais aspectos a ter em conta é a potência do motor, pois esta é a caraterística mais importante que qualquer ferramenta eléctrica pode ter. Quando se trata de polidores, a potência depende do tipo e do mecanismo interno, pelo que pode encontrar modelos de 100 watts a 2000 watts.

Normalmente, os polidores de chão têm uma potência de 300 a 800 watts, enquanto um polidor de automóveis pode ter 600 a 200 watts. Além disso, os modelos de alta potência são normalmente adequados para trabalhos profissionais e industriais. No entanto, se estiver interessado em polir a carroçaria do seu automóvel, é importante que a potência seja superior a 1000 watts, se pretender obter os melhores resultados

Velocidade

Mais importante do que perguntar quanto custa a ferramenta, para além da potência que tem e para obter os melhores resultados, é necessário ter em conta a velocidade máxima que a polidora pode atingir. Embora este fator esteja diretamente relacionado com a potência do motor, é um aspeto que também deve ser analisado com muita atenção.

Quanto maior for a velocidade de rotação, mais fácil será o polimento da ferramenta, permitindo-lhe obter rapidamente resultados eficazes. Isto porque quanto maior for a velocidade de rotação da ferramenta, menos passagens terá de efetuar na superfície para obter uma superfície polida e brilhante.

Normalmente, as rotações por minuto ou RPM são o valor pelo qual a velocidade é medida nas ferramentas eléctricas, pelo que os profissionais recomendam a escolha de modelos com mais de 1000 RPM. No entanto, isto depende muito da utilização que lhes vai dar e do tipo de polidor. Por exemplo, os polidores orbitais atingem normalmente uma média de 1400 a 6500 RPM, enquanto os polidores rotativos atingem uma média de 500 a 4000 RPM.

Ergonomia

Para além de procurar escolher um bom polidor económico, recomendamos que tenha em conta o conforto de utilização ou a ergonomia. Este é um aspeto essencial na comparação entre os modelos que mais lhe agradam, pois recomenda-se que seja fácil de segurar para uma melhor manobrabilidade. Isto depende em grande parte do peso, pelo que se sugere que seja suficientemente leve para evitar qualquer sensação de fadiga nos braços. Lembre-se de que esta é uma ferramenta que vai segurar durante um longo período de tempo e que emite pequenas vibrações durante o trabalho, pelo que é fundamental que a possa segurar com confiança.

O design e o material da pega estão muito envolvidos nesta caraterística. Basicamente, existem dois tipos em geral: por um lado, os que têm uma pega e um punho, mais tradicionais e fáceis de segurar, mas com um disco mais pequeno, e, por outro lado, os que têm duas pegas ou punhos, um pouco mais desconfortáveis de segurar, mas com um disco maior, que permite cobrir mais superfície num período de tempo mais curto.

Tamanho do disco

Finalmente, como já deve ter reparado, o tamanho do disco tem uma grande influência na escolha de uma ferramenta eficaz. É importante ter em conta que, como o disco de polimento tem um diâmetro maior, será capaz de cobrir muito mais superfície, o que reduz significativamente o tempo de trabalho investido.

O mercado oferece uma grande variedade de discos com todos os tipos de diâmetros, de 150 a 240 mm. Tudo depende do tipo de ferramenta que escolheu, no entanto, as máquinas de polir incluem tradicionalmente discos de 180 mm no seu kit básico.

Perguntas frequentes

Tornar uma superfície completamente brilhante, seja o chão da sua casa ou a carroçaria do seu carro, requer a utilização de um produto especial, bem como de uma ferramenta que permita a sua aplicação de forma óptima. Para estes casos, as polidoras são as indicadas para deixar as superfícies brilhantes, no entanto, escolher a mais adequada às suas necessidades pode tornar-se complicado devido à grande variedade de modelos e alternativas que o mercado oferece.

Para o ajudar a escolher, decidimos criar um guia para comprar o melhor polidor, indicando os aspectos que deve ter em conta ao fazer uma comparação entre os modelos que mais lhe agradam.

Como é que utilizo uma polidora?

A primeira coisa a fazer é segurar a ferramenta com as duas mãos, colocando uma mão no punho e a outra perto do gatilho, certificando-se de que a proteção está sempre virada para cima. É aconselhável segurar a ferramenta junto ao corpo para ter mais controlo sobre ela.

Em seguida, lembre-se de que o polidor deve estar sempre na horizontal e próximo da superfície antes de o pôr em funcionamento. Recomenda-se a utilização da extremidade do disco para polir as superfícies corretamente e sem as riscar.

Como cortar azulejos com uma máquina de polir?

Colocar um disco de corte compatível com a articulação esférica da ferramenta. Incline a ferramenta até formar um ângulo de 45 graus entre o azulejo e o disco de corte e ligue a polidora. Mantendo este ângulo, passe suavemente a extremidade do disco na direção em que pretende cortar o azulejo.

Como polir o pavimento sem um polidor?

Um dos métodos caseiros mais comuns para polir um pavimento sem polidor é utilizar uma mistura de água, sabão líquido e um pouco de amoníaco, tendo cuidado com este último, pois é uma substância muito tóxica.

Coloque toda a mistura num frasco de spray e pulverize-a sobre a superfície que pretende polir. De seguida, utilize um pano de microfibras para esfregar o chão, de modo a que o brilho seja gradualmente restaurado.

Como é que se encera um carro com um polidor?

Trata-se de um processo que se efectua depois de o automóvel ter sido lavado e seco. Estacione o carro num local à sombra e pegue num pano de algodão e aplique uma pequena quantidade de cera na carroçaria, que não deve ser demasiado elevada, pois pode não dar os resultados desejados.

A camada de cera deve ser aplicada em linhas rectas, depois deixe a camada repousar durante algum tempo, mas não a deixe secar completamente.

Por fim, utilize um pano para limpar a cera em movimentos circulares. É importante certificar-se de que remove qualquer resíduo de cera, aplicando uma pequena pressão em cada área.

Como fazer um polidor com um berbequim?

A forma mais fácil de utilizar um berbequim como polidor consiste em colocar uma anilha côncava com um diâmetro externo de 4 cm num parafuso com cerca de 5 cm de comprimento, deixando o lado côncavo virado para fora da cabeça do parafuso e fixando-o com uma porca e uma máquina de lavar a pressão.

A parte côncava da anilha é preenchida com cola e é colado um pedaço de velcro duro. Cole outro pedaço de velcro macio num miniCD e, do outro lado, cole um pedaço de lixa cortada do número que precisa ou um pedaço de pano.

Por fim, coloque a extremidade oposta do parafuso no berbequim, tal como faria com uma broca.

Como polir o mármore com uma máquina de polir?

Antes de utilizar uma máquina de polir, é importante limpar bem a superfície com água e vinagre, certificando-se de que remove toda a sujidade. De seguida, pode utilizar uma mistura caseira de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e ¼ de água para formar uma pasta ou um produto comercial especial, como pátina ou cera para mármore.

Depois, com um pano limpo, aplique a mistura durante algumas horas e proceda à utilização da máquina de polir com cuidado, humedecendo o pano do disco com água morna, até remover todo o produto.

Como é que se lustram os faróis de um automóvel com uma máquina de polir?

Utilizando um pano, água e sabão, remova quaisquer resíduos da superfície dos faróis e, em seguida, utilize uma lixadeira para remover a camada deteriorada da superfície de plástico do farol.

A ferramenta deve ser utilizada a baixa velocidade e com uma lixa macia, e é importante humedecer a superfície à medida que vai lixando com movimentos suaves e constantes.

Em seguida, proceda ao polimento do farol, certificando-se de que a superfície está uniforme. Um produto de polimento líquido à base de silicone é aplicado com a ferramenta a baixa velocidade. Desta forma, veremos como o farol recupera a sua transparência.