Chaves de Fenda: Ferramentas essenciais para qualquer caixa de ferramentas

Você pode ser um profissional de bricolage, carpinteiro, eletricista ou apenas um hobbyista com habilidades manuais, mas sabe que uma ferramenta indispensável em cada casa, oficina e caixa de ferramentas é a chave de fendas. E existe uma gama tão vasta no mercado que pode ser difícil decidir sobre uma específica.

No entanto, analisámos vários modelos e recomendamos a IXO Basic da Bosch como uma ferramenta muito completa que é alimentada por uma bateria de iões de lítio e inclui 10 bits para diferentes tipos de trabalho.

Para os que preferem ferramentas manuais, recomendamos a Stanley 0-65-099, um conjunto de 6 peças com uma pega ergonómica que melhora o binário para uma utilização mais fácil.

As Melhores Chaves de Fenda do Mercado

Aqui recolhemos a descrição e as características dos produtos considerados as melhores chaves de fendas de 2023, de acordo com a avaliação dos utilizadores e compradores, a fim de o orientar na compra das suas ferramentas e fazer um investimento sensato.

Guia de Compra: Como Escolher uma Chave de Fenda

Se você chegou até aqui, é porque está procurando uma chave de fenda específica ou porque simplesmente deseja começar a fazer bricolage e deseja construir sua caixa de ferramentas na qual esse instrumento terá um lugar importante. Para lhe ensinar o que precisa de saber, apresentamos este guia para comprar a melhor aparafusadora com as informações precisas de que precisa para fazer da sua compra um investimento duradouro.

Manual ou eléctrica

Durante séculos, as ferramentas manuais eram as únicas ferramentas que conhecíamos, mas, como tudo na nossa história, também evoluíram e, por isso, hoje em dia, encontra uma grande variedade de ferramentas eléctricas, como a aparafusadora. Isto não significa que as manuais tenham deixado de ser utilizadas, pelo contrário, ainda existem milhares de compradores que preferem ter um controlo total sobre o binário quando utilizam a chave de fendas.

Por outro lado, não podemos deixar de reconhecer a facilidade e as vantagens que esta ferramenta oferece na sua versão eléctrica. No entanto, é de salientar que a potência da aparafusadora sem fios dependerá da potência da sua bateria, uma vez que esta determinará a força de rotação do equipamento, bem como a sua autonomia.

Decidir qual é a melhor para si dependerá das suas preferências, do seu orçamento e da atividade que realiza diariamente e da utilização que dará à aparafusadora. Assim, saberá se deve investir numa ferramenta eléctrica ou num kit de aparafusadoras manuais.

Ergonomia

Independentemente do tipo de aparafusadora que escolher, a ergonomia é um aspeto muito importante, uma vez que a ferramenta deve proporcionar uma aderência firme e segura. Para tal, é necessário que o punho tenha um design confortável e um revestimento antiderrapante. Geralmente, é utilizado um material de borracha com partes lisas e texturadas para que a pega seja firme, mesmo que a mão transpire muito.

A este respeito, o peso da ferramenta também influencia a aderência. Por esta razão, as chaves de fendas foram ligadas com diferentes metais para as tornar mais leves sem afetar a sua resistência e durabilidade.

Por conseguinte, quando começar a comparar as chaves de fendas, verifique o aspeto do cabo, a sua espessura e se a pega permite uma fixação firme, para que o binário a aplicar não seja excessivo e obtenha resultados eficazes.

Tipos e tamanhos de chaves de fendas

Para aqueles que pensavam que só existiam dois tipos de chaves de fendas, a clássica chave de fendas de lâmina plana e a chave de fendas de cabeça cruzada, temos notícias para si: existem muitas, muitas mais.

A realidade é que, ao longo dos anos, os fabricantes decidiram utilizar parafusos de tamanhos diferentes com ranhuras de formas diferentes. O objetivo é limitar o acesso de qualquer pessoa à reparação de aparelhos, nomeadamente electrodomésticos, equipamentos móveis e electrónicos.

Por conseguinte, existem dezenas de tipos de ranhuras, tais como triwing, torx, allen, pozidriv, spanner, para citar apenas alguns, para os quais existe um tipo específico de chave de fendas. Da mesma forma, estas existem em diferentes diâmetros e tamanhos, pelo que os conjuntos que incluem os tipos e diâmetros mais comuns, bem como os de precisão, vendem muito bem.

No entanto, para os entusiastas da bricolage ou para os que têm aptidões de "faz-tudo", ter um conjunto variado nunca será um gasto excessivo, devendo ser encarado como um investimento, pois não sabem quando irão precisar destas ferramentas especiais.

Naturalmente, todas as casas devem ter pelo menos um conjunto de chaves de fendas planas e phillips para uso diário, bem como um roquete com chaves hexagonais para reparar carros, motas e bicicletas.

Em última análise, o tipo de chave de fendas a comprar dependerá das suas actividades e das reparações que efectua frequentemente. Geralmente, isso não afecta o preço da ferramenta, pois existem kits de design especial disponíveis a preços muito baixos e cuja qualidade é muito apreciada pelos utilizadores.

Valor acrescentado

Na conceção das chaves de fendas, foram acrescentadas algumas características para aumentar a sua funcionalidade e versatilidade, como as chaves de fendas com ponta magnética. Este aspeto é muito apreciado pelos utilizadores porque reduz a perda de parafusos, bem como melhora a remoção de parafusos quando estes se encontram em locais de difícil acesso, utilizando a força magnética para os manter juntos.

Além disso, no que diz respeito à arrumação, pode adquirir uma chave de fendas barata que inclui um orifício no cabo para a poder pendurar na sua área de ferramentas. Além disso, existem muitos kits que incluem uma caixa de plástico resistente, na qual pode guardar cada peça no seu lugar para as manter organizadas e não perder nenhuma peça ou chave de fendas.

Por outro lado, as chaves de fendas com pontas intercambiáveis também são muito úteis porque nos permitem trabalhar com a mesma ferramenta e apenas mudar a ponta consoante o parafuso a desapertar ou a apertar.

Perguntas frequentes

Se você chegou até aqui, é porque está procurando uma chave de fenda específica ou porque simplesmente deseja começar a fazer bricolage e deseja construir sua caixa de ferramentas na qual esse instrumento terá um lugar importante. Para lhe ensinar o que precisa de saber, apresentamos este guia para comprar a melhor aparafusadora com as informações precisas de que precisa para fazer da sua compra um investimento duradouro.

Como magnetizar uma chave de fendas?

Compre um íman forte, com pelo menos ¼ de libra ou 100 gramas de força, numa loja de ferragens ou na Internet. Limpe bem a chave de fendas para remover qualquer sujidade e humidade. Em seguida, pegue no íman por uma das extremidades e toque-o com a chave de fendas desde o cabo até à ponta, repetindo este movimento na mesma direção. Arrastar o íman por toda a chave de fendas, rodando-o pouco a pouco até que toda a superfície esteja magnetizada. Este é um processo que irá testar a sua paciência se quiser que seja eficaz e, caso a chave de fendas seja muito comprida, comece a magnetizar do meio para a ponta.

Como utilizar uma chave de fendas?

A primeira coisa a fazer é identificar o tipo de parafuso a apertar ou a desapertar para escolher a chave de fendas correcta, o que implica conhecer o tipo de ranhura e o tamanho do parafuso. Se vai apertar, tem de colocar o parafuso na posição correcta e, em seguida, introduzir a ponta da chave de fendas na ranhura para começar a pressionar com firmeza, segurando o cabo da ferramenta e exercendo a força necessária. O movimento, neste caso, é no sentido dos ponteiros do relógio. Mas, se quiser retirar o parafuso, é necessário repetir o mesmo procedimento, apenas invertendo as voltas para a esquerda até que o parafuso seja libertado do seu lugar.

Como é que retiro um parafuso sem uma chave de fendas?

Se for um parafuso plano ou phillips, pode utilizar uma faca de manteiga como alternativa à chave de fendas. No entanto, tenha em atenção que, se o parafuso estiver demasiado apertado e a faca não for de boa qualidade, pode entortar a ponta ou deformar a ranhura do parafuso.

Outra opção pode ser utilizar um par de alicates ou pinças, se a cabeça do parafuso sobressair um pouco da superfície. Neste caso, pode segurar os lados da cabeça e rodar para a esquerda até o parafuso ser completamente removido.

Para que serve uma chave de fendas plana?

Esta chave de fendas pode ser utilizada para apertar ou retirar parafusos que tenham uma única ranhura e é uma das chaves de fendas mais comuns no mercado, uma vez que está disponível em diferentes tamanhos, consoante o tamanho dos parafusos. Além disso, é feita uma distinção entre as que são utilizadas por mecânicos e por electricistas.

O que é melhor, uma aparafusadora eléctrica ou uma aparafusadora convencional?

Muitos profissionais preferem as vantagens de uma aparafusadora eléctrica, em que o esforço principal é feito pelo motor rotativo e o utilizador só tem de premir um gatilho. No entanto, há que ter em conta as limitações da aparafusadora eléctrica devido à extensão do cabo, ao contrário da aparafusadora sem fios que permite uma maior liberdade de movimentos. No entanto, as aparafusadoras a bateria estão limitadas pela autonomia da bateria e pelo tempo de carregamento quando se realizam grandes projectos.

Neste sentido, se não é um profissional e apenas necessita de uma caixa de ferramentas para uso doméstico, deve ter uma aparafusadora manual ou um kit com as mais utilizadas para que possa fazer os ajustes necessários, sem se preocupar com ligações eléctricas ou baterias.