Berbequim percutor: Eficiência e Resistência para Suas Tarefas

Se alguma vez teve a necessidade de fazer um furo num material muito duro, como betão ou metal, mas o seu berbequim convencional não o conseguiu fazer, saberá certamente que a ferramenta certa a utilizar para este tipo de trabalho é um berbequim de martelo como o conhecido Stanley FATMAX FMC627D2SA-QW, que se destaca pela sua autonomia graças às suas duas baterias de lítio recarregáveis.

Além disso, possui um motor de 2 velocidades de 450 ou 1.800 rpm. Se procura um martelo perfurador mais económico com uma potência de 550 watts, recomendamos-lhe que consulte o Bosch EasyImpact 550.

Guia de Compra: Como Escolher berbequins de martelo

Existem muitos materiais que são simplesmente muito difíceis de perfurar com uma broca tradicional; portanto, se você estiver fazendo algum trabalho de perfuração em casa e precisar de uma ferramenta que permita trabalhar confortavelmente com materiais duros, a solução ideal é usar uma broca de martelo. Com tantas alternativas no mercado, preparámos um guia para comprar o melhor martelo perfurador para o ajudar a tomar uma decisão de acordo com as suas necessidades. Ao comparar os martelos perfuradores, é importante que tenha em conta os seguintes conselhos.

Que tipo de trabalho precisa de fazer com o berbequim?

Em primeiro lugar, é importante que tenha em conta a tarefa que vai realizar com a sua ferramenta, para que a compra esteja de acordo com as suas necessidades e não gaste dinheiro extra. Além disso, a diferença económica entre um berbequim normal e um berbequim de percussão é notável, por isso, se o material que tem de perfurar for macio, não há necessidade de gastar mais do que o necessário para comprar um berbequim de percussão.

Por outro lado, se o material a perfurar for muito duro, como o betão ou o metal, é melhor fazer o investimento e comprar um martelo perfurador antes de ir à falência comprando novas brocas.

Tipo de berbequim de percussão

Em segundo lugar, certifique-se de que o que precisa é de um berbequim de percussão. É importante distinguir entre os modelos com e sem fio, pois muitas características são afectadas por isso, como o peso da ferramenta, a capacidade de deslocação, o preço e, sobretudo, o motor e a sua potência.

Os berbequins de percussão a bateria têm um longo alcance e oferecem a possibilidade de movimento durante o trabalho. Estes modelos têm a vantagem de proporcionar uma maior autonomia, mas lembre-se que o peso destes modelos aumenta devido à bateria. Por outro lado, existem martelos perfuradores com fio, que devem ser ligados a uma tomada eléctrica para funcionar, o que limita os seus movimentos à distância do cabo de alimentação.

Motor e potência

Na realidade, a potência do motor deve ser escolhida em função do tipo de material a trabalhar. No entanto, é importante notar que, entre os berbequins com e sem fio, os modelos que se ligam à rede eléctrica doméstica são frequentemente mais potentes do que os modelos sem fio. No entanto, o mercado oferece alguns modelos do tipo pistola com baterias recarregáveis, que proporcionam resultados incomparáveis aos berbequins de percussão com fio.

Ao adicionar a função de martelo ao berbequim, este equipamento necessitará de mais potência para funcionar corretamente. Por isso, é necessário garantir que o motor tem a força e a velocidade de impacto ideais para os materiais a perfurar.

Funções especiais

Antes de mais, é importante saber a diferença entre um berbequim e um martelo perfurador, uma vez que o primeiro não pode perfurar certos tipos de materiais, enquanto a função de martelo dos outros modelos permite que a ferramenta perfure materiais espessos.

Os modelos mais recentes de berbequins de percussão têm funções que ampliam as possibilidades de utilização oferecidas por estas ferramentas. Alguns modelos têm motores com função de velocidade inversa e aceleração gradual, permitindo que a ferramenta seja utilizada como chave de fendas.

Ergonomia

Uma das características que não deve ser descurada é a ergonomia do punho do berbequim, para que não seja uma ferramenta desconfortável de segurar. Para evitar qualquer tipo de acidente ou dano na mão, o melhor a fazer é observar atentamente o conforto do punho e a sua ergonomia.

É importante observar o material que envolve o cabo e que este seja macio e não escorregadio. Também deve ser confortável de segurar. Se o modelo que vai escolher for sem fio, lembre-se de que o seu peso é significativamente maior, pelo que deve ter o cuidado de equilibrar o peso, para que não fique exausto depois de o segurar durante algum tempo.

Perguntas frequentes

Existem muitos materiais que são simplesmente muito difíceis de perfurar com uma broca tradicional; portanto, se você estiver fazendo algum trabalho de perfuração em casa e precisar de uma ferramenta que permita trabalhar confortavelmente com materiais duros, a solução ideal é usar uma broca de martelo. Com tantas alternativas no mercado, preparámos um guia para comprar o melhor martelo perfurador para o ajudar a tomar uma decisão de acordo com as suas necessidades. Ao comparar os martelos perfuradores, é importante que tenha em conta os seguintes conselhos.

Como utilizar um berbequim de percussão?

Em primeiro lugar, deve escolher o tamanho da broca de acordo com a perfuração a efetuar. Depois, com a ajuda de um marcador e de um esquadro, é altamente recomendável que faça um desenho ou uma marca no local exato onde vai perfurar, para que possa ter a certeza de que o furo está completamente alinhado. Não se esqueça de colocar um jornal aberto ou qualquer outro material no chão para ajudar a proteger o chão dos resíduos que caem quando está a perfurar. Comece a perfurar a uma velocidade lenta, colocando a ponta da broca firmemente no local marcado. Depois, aumente a velocidade até obter um furo com a profundidade de que necessita.

Como reparar um martelo perfurador Bosch?

É importante lembrar que o motor desta ferramenta é composto por uma armadura e um induzido. Estas peças tratam da parte estática do motor e, normalmente, a armadura tende a falhar. Para efetuar um teste com o aparelho de teste, toque nos pontos que estão em contacto com os carbonos, que devem ter a mesma resistência. Também se deve ter em atenção que nenhum componente interno esteja queimado, pelo que podemos utilizar o nosso olfato para detetar qualquer parte queimada. Ao mesmo tempo, devem ser verificados os campos do estator, que devem ter a mesma resistência.

Como desmontar um berbequim de percussão Makita?

Se tiver estado a utilizar a ferramenta, é importante que desligue e retire a ficha da tomada do martelo perfurador Makita e aguarde um tempo estimado de pelo menos 30 minutos para que arrefeça completamente. Vire a ferramenta e retire os parafusos que seguram a caixa no lugar. Na maioria dos berbequins Makita, a caixa está dividida em duas partes ao meio, por isso retire ambas as partes da caixa. Isto revelará todo o motor do berbequim.

Como posso saber se o berbequim está no modo de martelo?

Quando o berbequim está no modo de martelo, notará que a broca executa não só um movimento de torção, mas também um movimento de batida que ajuda a broca a penetrar no material, caso este seja muito duro. Por isso, para saber se a sua ferramenta está no modo de perfuração com martelo, deve prestar atenção ao movimento do equipamento.

O que é melhor, um berbequim de percussão com ou sem fio?

Para decidir qual o melhor berbequim, é necessário conhecer as funções específicas de cada modelo, pois a primeira diferença entre os dois é que os berbequins de percussão sem fio permitem movimentar-se livremente na área de trabalho, algo que não é tão fácil com um berbequim com fio, pois está sujeito ao comprimento do cabo de alimentação. Por outro lado, os berbequins com fio tendem a ter um motor mais potente do que os modelos alimentados por bateria.

O que é melhor, um berbequim de percussão ou um martelo rotativo?

Em primeiro lugar, deve notar-se que nenhum se destaca como a melhor escolha, uma vez que cada um tem uma utilidade diferente. Enquanto o martelo perfurador é responsável por nos ajudar a fazer furos com facilidade, sendo ideal para trabalhos de alvenaria e algumas reparações domésticas, o martelo perfurador é uma ferramenta com muito mais potência, capaz de demolir uma parede de betão, pelo que é utilizado principalmente a nível industrial.

O que é um martelo perfurador reversível?

Uma das características dos martelos perfuradores é a sua versatilidade e a sua função extra, que permite perfurar mais facilmente alguns materiais graças à batida constante da broca. No entanto, existem modelos que oferecem outras funções extra, como a possibilidade de utilizar a ferramenta como chave de fendas, uma vez que o motor permite que o mandril rode em ambas as direcções, para que possa apertar e desapertar os parafusos. Devido a esta função, este modelo é designado por martelo perfurador reversível.